Como microempresário ou alguém que está à frente de uma marca independente, você deve estar cansado de saber a importância de divulgar o seu nome. E a verdade nua e crua é que os designs de logo podem alavancar ou arruinar uma marca. Mas onde começar?
Essa questão pode ser um grande desafio para microempresários. Mas quer a boa notícia? Você não precisa contratar um designer de logo profissional para criar designs de logos de negócios. Nesse post vamos mostrar para você como fazer isso, e também vamos compartilhar exemplos de logos de empresas e explicar o básico do design de logos.
30 Designs de Logo Inspiradores
1. Logos Minimalistas
Às vezes, os designs mais simples causam o maior impacto. Logos minimalistas usam poucas fontes, cores e formas. Para criar um logo minimalista, tente encontrar uma fonte e um símbolo que realmente se complementam e representam sua empresa. Daí em diante, simplifique a paleta de cores. Essa fórmula ajuda a conquistar um design de logo que vai ressoar com seu público-alvo.
2. Logos Modernos
O logo moderno é aquele que reflete o estilo popularizado entre 1900 e 1970. Isso dito, um logo moderno deve ser simples e elegante, de fácil leitura, e causar alto impacto.
3. Logos Retrô e Vintage
Se a sua marca é do bom e velho oldschool, considere pesquisar logos de empresas antigos para se inspirar. Logos retrô e vintage podem ajudar sua empresa a se sobressair de forma atemporal. A nostalgia reina e o que é velho sempre dá a volta e se torna novo novamente. Então, se o seu negócio tem uma vibe TBT, considere esse estilo de design de logo.
4. Logos Únicos
Quando você estiver procurando inspiração para criar um logo, pense nos logos que mais se destacam na sua cabeça. Muito provavelmente, esses logos são memoráveis porque são únicos. Ter um logo único reforça que não existe outro negócio que nem o seu. Seja o uso de espaço negativo, um toque monocromático elegante, ou uma curvatura de fonte única – um estilo único vai ajudar a dar destaque a você e sua marca.
5. Logos Abstratos
Um logo abstrato pode representar sua marca sem dizer uma única palavra. Você pode se inspirar a partir da missão da marca, algo que represente seu mercado, ou um traço-chave da marca. Deixe o seu produto, clientes e mercado inspirarem você a criar um logo abstrato cativante.
6. Logos de Linhas
Contornos e desenhos de linha sempre serão itens básicos do design clássico. Os desenhos de contorno também contribuem – e muito – na hora de se inspirar para criar o seu logo. Esse desenho pode ser inspirado em uma parte memorável da sua empresa ou produto, por exemplo uma foto ou símbolo. Em seguida, trace o contorno para criar uma versão mais simples que terá grande impacto. Logos com traços de linhas são muitas vezes os mais simples, mas criam uma estética instantânea de design avançado.
7. Logos Ilustrados
Um logo ilustrado leva a ideia do logo desenhado em traços um passo adiante. Mas é fácil – é só usar o esboço do logo desenhado com linhas como base do seu logo ilustrado e adicionar preenchimentos de estampas ou cores. Com a ilustração, você pode fazer com que seu logo fique desde o mais simples ao mais complexo que quiser.
8. Logos Desenhados à Mão
Essa é uma excelente maneira de adicionar um toque pessoal ao logo do seu negócio. Desenhe seu logo à mão digitalmente para criar um símbolo, rabisco ou ilustração que seja realmente exclusivo da sua empresa e marca. Não só o logo vai ter um significado todo especial, mas será memorável para os seus clientes.
9. Logos Tipográficos
O que significa um nome? Às vezes, um nome por si só pode virar um logo super legal. Logos tipográficos são simples, mas podem ser tão impactantes quanto ilustrações ou designs mais complexos. Gaste um tempo a mais selecionando a fonte perfeita. Não esqueça de avaliar a legibilidade da fonte e como os clientes se sentem. Escolha uma fonte e esquema de cores que conversem com a sua marca e crie um logo exclusivo, e claro, de fácil leitura.
10. Logos de Monograma
Logos de monograma possuem os fundamentos dos logos tipográficos, mas com a diferença de que são usadas as iniciais em vez de palavras. Essa é uma excelente pedida para empresas com nomes mais compridos ou com diversas palavras, como IBM ou empresas advocatícias com o nome de diversos sócios.
11. Logos Robustos
Logos robustos são excelentes para logos de empresas porque são memoráveis. Se você quiser que o seu negócio se sobressaia na mente das pessoas, use traços reforçados em conjunto com paletas simples e monocromáticas. Não crie um design poluído demais ou que cause muita distração. Use um plano de fundo simples e liso para criar um contraste marcante.
12. Logos Descolados
O que hoje vemos como cool é subjetivo, mas tem algo que ninguém pode negar: existem algumas ideias e designs merecedores do termo. Confira o que as pessoas estão curtindo e como estão interagindo no momento, e tente aplicar essas ideias básicas ao seu design de logo. Essa ideia é ideal para marcas buscando atingir um público mais jovem. A fim de contas, gerações mais jovens sempre estão a par do que está na moda ou não. Mesmo que seja difícil definir o que é de fato um logo descolado, você vai saber quando ver algum por aí.
13. Logos Simbólicos
Logos simbólicos usam um símbolo para representar sua marca de forma abstrata. Utilizam apenas imagens para explicar o que uma empresa é, e o que faz. Quando você usa o símbolo da maneira correta, o logo da sua empresa pode ficar altamente robusto e reconhecível. O swoosh da Nike é o exemplo perfeito de um logo simbólico, já que representa a asa de Nike – a deusa grega da vitória.
14. Logos Geométricos
Usar formas geométricas básicas, traços simples, e ângulos no design do seu logo pode criar um aspecto moderno para representar sua empresa ou marca. Isso é mais verdadeiro ainda quando combinado com cores ousadas e atuais. Logos geométricos criam uma sensação clara e concisa que pode vir a representar a eficiência e efetividade da sua empresa.
15. Logos Simples
Um logo simples não necessariamente quer dizer que o design precisa ser minimalista. No final, tudo tem a ver com a forma como as ideias são executadas. Logos simples podem ser uma versão mais básica de uma ilustração, tipografia, ou design abstrato. Pense no conceito básico da sua empresa ou marca e use isso para criar um design de logo simples.
16. Logos Coloridos
As cores provocam reações quando são usadas com a cabeça. Logos coloridos podem ser vívidos e alegres, transmitir tranquilidade, ou até mesmo passar uma sensação de força. O objetivo é escolher as cores e tons que contam a história do seu negócio. Considere usar tons de verde-azulado ou ardósia se estiver buscando cores interessantes de marca.
17. Logos Monocromáticos
Ao contrário dos logos coloridos, os logos monocromáticos usam diversos tons de uma mesma cor em seu design. Quando você escolhe uma cor forte e que seja característica do seu negócio, essa escolha pode ser tão importante quanto todas as cores do arco-íris. Essa é uma forma simples, porém moderna de pensar sobre ideias para o logo das empresas.
18. Logos de Mascote
Se sua empresa tiver um mascote, por que não aproveitar e exibi-lo no seu logo? Não importa se é um animal, um personagem fictício, um iguana que você tem como pet, ou até mesmo uma criaturinha inventada – um mascote torna qualquer logo memorável.
19. Logos Wordmark
Muitas vezes, os logos com wordmark são conhecidos como logotipos. Essa é uma versão clássica e não-adulterada do seu logo. Logos wordmark são frequentemente apenas designs de tipografia que se baseiam no nome da empresa para proporcionar os principais elementos do logo.
20. Logos de Combinação
Você sabia que o logo de combinação é o tipo de logo mais utilizado? Assim como o nome já diz, logos de combinação juntam diversas ideias de logo em um único design. Você pode adicionar um símbolo abstrato à tipografia, ou combinar desenhos de traços com um mascote ou wordmark. Independente do que você escolher, não esqueça que todos os elementos de design devem se complementar.
21. Logos de Marca
Logos de marca consistem em apenas um símbolo ou foto reconhecível. A marca pode ser tanto realista quanto abstrata. Se você fizer tudo certinho, um logo de marca pode criar reconhecimento instantâneo do seu negócio.
22. Logos de Emblema
Não importa se você prefere um design minimalista, vintage, ou até mesmo moderno – todos os estilos podem virar um logo de emblema. O logo de emblema é um design com texto dentro de um “recipiente”. Lembre-se que logos de emblema costumam ser mais complexos porque você precisa adicionar diversas palavras e símbolos em um design pequeno. Por isso, às vezes é mais difícil para esse tipo de logo ser eficaz quando apresentado digitalmente.
23. Logos de Fotografia
Às vezes, até as fotografias mais simples podem se tornar em designs belíssimos de logo. Se você tiver uma foto que represente bem a sua marca, você pode usá-la para criar um logo. Por outro lado, por que não soltar a criatividade e pegar apenas um elemento da foto e usá-lo como inspiração para o seu logo?
24. Logos Sutis
Seu logo não precisa ser exagerado para ser eficaz. Um logo sutil com design simples pode ser igualmente impactante. Considere o logo icônico da Apple como exemplo.
25. Logos Memoráveis
Não importa o tipo de design de logo que você escolher, uma coisa é certa: seu logo de marca deveria ser memorável. Logos memoráveis falam por si só e aumentam seu reconhecimento de marca.
26. Logos da Moda
Se um estilo de design em particular estiver na moda, isso normalmente não é por acaso. Inspire-se com designs e estilos populares para aplicar no seu negócio e descolar um logo super in. Mas não esqueça que logos que estão na moda hoje podem ficar defasados depois de um tempo.
27. Logos Estéticos
Se sua marca for super visual e fundamentada em uma estética distinta, você deve garantir que o seu logo reflita essa característica. Um logo estético embeleza a sua marca enquanto se mantém fiel ao estilo da sua empresa.
28. Logos Elegantes
Você não precisa ser designer gráfico profissional para criar um logo elegante. Logos elegantes incorporam detalhes intricados como belas fontes de caligrafia, cores de realeza, ou ilustrações desenhadas à mão. Adicionar um pouco de exuberância ao design do logo da sua empresa ajuda a estabelecer um ar de luxo em torno à sua marca.
29. Logos Divertidos
Se o seu negócio ou marca for leve e brincalhão, crie um logo divertido. Afinal, se o seu logo fizer seus clientes rirem, isso pode ser um bom indicador de que eles lembrarão da sua marca, uma vez que o seu logo provocou uma emoção. Crie um logo divertido com um design de desenho animado ou ilustração engraçada.
30. Logos Misteriosos
A criação de um logo misterioso deixará seu público querendo mais. Um design de logo misterioso precisa marcar o público visualmente sem ser muito óbvio. Isso vai provocar a curiosidade de clientes em potencial.
Como Criar Seu Próprio Logo
Bom, esperamos que esses designs de logo estimularam ânimo para criar o seu. Não se preocupe, é muito fácil. Veja abaixo um breve tutorial em vídeo para ajudar você com alguns conceitos básicos.
No Desktop:
1. Abra o Editor de Desktop e clique em Novo Projeto.
2. Clique na ferramenta Fundo e preencha com alguma cor do selecionador de cores.
3. Adicione um símbolo gráfico simples clicando na ferramenta Elementos e selecionando um do seu agrado.
4. Aprimore o seu design com um pouco de texto. Clique na ferramenta Texto e selecione a fonte, tamanho e cor. Em seguida, digite o nome da sua marca e insira o texto na tela.
5. É simples assim. É claro que você pode se aventurar até onde quiser, mas esses poucos passos deveriam ajudar a estimular sua criatividade. Ao concluir, lembre-se de baixar o seu trabalho.
No app:
1. Abra o app do Picsart no seu dispositivo móvel e clique no botão roxinho de mais (+) na parte inferior da tela para iniciar um novo projeto.
2. Deslize a tela até a seção Colorir Fundos e clique na opção de tela em branco.
3. lique no ícone de Texto na parte inferior da sua tela.
4. Insira seu texto e escolha a direção (esquerda, centro ou direita). Clique no símbolo de marca de seleção no canto superior direito e posicione o texto em qualquer lugar da imagem. Você verá uma série de opções de fonte na parte inferior da tela. Confira as opções e escolha sua preferida.
5. Depois de selecionar sua fonte, você pode editar a cor, opacidade, sombra e outros elementos do texto. Você também pode adicionar outros toques de edição nesse passo. Confirme todas as edições clicando em Aplicar e, em seguida, em Próximo.
6. Salve seu trabalho ou poste o projeto na comunidade criativa do Picsart.
Crie na Velocidade da Cultura
O Picsart é um ecossistema de conteúdos gratuitos e ferramentas poderosas, promovido por alguns dos criadores mais talentosos do mundo. Com 1 bilhão de downloads e mais de 150 milhões de usuários ativos por mês, somos a maior plataforma criativa do planeta. Um polo de inspiração e comunidade, o Picsart já realizou parcerias com marcas e influenciadores emblemáticos, incluindo: BLACKPINK, Jonas Brothers, Lizzo, Sanrio: Hello Kitty, Bebe Rexha, Maroon 5, One Direction, Warner Bros. Entertainment, iHeartMedia, Condé Nast, e muito mais. Baixe o aplicativo ou comece a editar na web agora mesmo para deixar suas fotos e vídeos ainda mais VOCÊ. São milhares de ferramentas fáceis e rápidas de usar, as últimas tendências de filtros e stickers, e planos de fundo totalmente exclusivos. Solte a criatividade e faça o upgrade para o plano Gold para aproveitar todos os benefícios Premium!