Nós já admiramos as mães durante o ano todo, mas há apenas um dia especial (fora o aniversário dela) quando podemos mostrar para nossas mães ou figuras maternas o mesmo amor que elas transmitem pra gente. Para você que quer comemorar a data, o Dia das Mães é mais uma chance de mostrar sua gratidão e admiração pelas mulheres que nos criaram, porque quem sabe, sabe – não é fácil.

O Dia das Mães é comemorado no mundo todo. A maioria dos países comemora na segunda semana de maio, enquanto os países árabes comemoram no Equinócio da Primavera. Além do trabalho de parto, os traços de personalidade associados à maternidade são muitas vezes considerados como reconfortantes, acolhedores e orientadores. Muitas filosofias religiosas acreditam que essas características são expressões de um criador ou da imagem de Deus. 

Bora aprender um pouco de história?

@picsart @picsartchina @picsartru @picsartpartnerships @picsartjapan #mothersday #motherslove #editedbyme #effects via PicsArt

A História do Dia das Mães

É bem provável que você associe o Dia das Mães a cartões, flores e café na cama, mas esse feriado oficial que conhecemos tão bem tem uma história surpreendente. Foi assim: no dia 10 de maio de 1908, uma escritora chamada Ann Jarvis enviou 500 cravos brancos para uma igreja metodista de sua cidade natal em uma área montanhosa de Grafton, West Virginia. As flores foram enviadas em homenagem à sua falecida mãe, também chamada Ann Jarvis. Não contente, a escritora também realizou um memorial público na Filadélfia, onde a Ann Jarvis-filha morava na época. Vocês nem imaginavam, né? E foi assim que a data ficou reconhecida como a primeira comemoração do Dia das Mães nos Estados Unidos.

 #freetoedit #jhoieful #mother #mothersdayvia PicsArt

Dia das Mães ao Longo do Tempo

Mas é claro que Ann Jarvis não foi a primeira (e nem será a última) a celebrar as mães. Essa prática remonta a milhares de anos, e diversas culturas antigas consideravam a divindade materna sagrada. Os antigos egípcios adoravam a Deusa Ísis, que não era muito diferente da mitologia de Cibele e Rhea na Grécia Antiga. Em outros casos, as comemorações começaram a focar nas mães de fato um pouco mais tarde. Por exemplo, o importante feriado britânico Mothering Sunday era originalmente dedicado à “Igreja Mãe”, mas depois a ficha deles caiu e resolveram homenagear as mães de verdade também. Antes tarde do que nunca. 

A poetisa americana e ativista anti-guerra Julia Ward Howe pretendia promover um Dia da Paz das Mães décadas antes. Julia Howe era amiga da Ann Jarvis-mãe, que concordou que a ideia do Dia das Mães deveria espalhar a união no mundo todo após a devastadora Guerra Civil nos Estados Unidos e a Guerra Franco-Prussiana na Europa. Na cabeça de Julia, o melhor presente para as mães era promover a paz para que todas pudessem abraçar e manter seus filhos por perto.

Mas não para por aí, outras pioneiras incríveis de Dia das Mães incluem Juliet Calhoun Blakely, uma ativista que inspirou um Dia das Mães local em Michigan durante o movimento de temperança do final do século 19. Em Kentucky, a dupla Mary Towles Sasseen e Frank Hering é lembrada por seu trabalho de organizar um dia em que os alunos da escola escreveram bilhetes para suas mães – tradição que pegou na veia!

Um Memorial ao Serviço das Mães

Na verdade, Ann Jarvis teve a ideia de instituir um feriado comemorando as mães da sua própria mãe, apesar de sua visão do feriado ser um pouco diferente daquela comercializada que conhecemos hoje. Ao espalhar a notícia sobre o feriado, ela sempre se lembrava de uma oração que ouviu sua mãe recitar: “Espero e rezo”, disse Ann Jarvis-mãe, “que alguém, algum dia, encontre um dia memorial para mães, comemorando-as pelo serviço inigualável que prestam à humanidade em todos os campos da vida”. Falou e disse. Quando sua mãe morreu em 1905, a jovem Ann Jarvis prometeu realizar o desejo de sua mãe.

Alguns historiadores também apontam o momento interessante da versão de Jarvis do Dia das Mães chegando na virada do século 20, um período de tremenda industrialização e mudança. Mesmo que ativistas como Howe haviam promovido a ideia antes, o feriado só recebeu atenção nacional quando mais mulheres estavam começando a ingressar no mercado de trabalho e sair de casa. A popularidade crescente de um feriado “tradicional”, que enfatizava a maternidade, poderia estar ligada à reação contra uma mudança cultural ainda mais expressiva.

 #freetoedit via PicsArt

Sucesso Comercial

Jarvis também teve um papel importante no desenvolvimento do sucesso do feriado. Em 1912 ela já tinha pedido demissão do seu trabalho em uma agência de publicidade e fundou a Associação Internacional do Dia das Mães. Não podemos negar, ela tinha visão – firmou parcerias com floriculturas e deslanchou uma campanha de redação de cartas enviadas a políticos para consagrar seu dia favorito em um feriado reconhecido a nível local e, depois, nacional. 

Hoje, o Dia das Mães é um dos maiores feriados comerciais. Mais pessoas compram flores no Dia das Mães do que em qualquer outra época do ano, exceto as festas de final de ano. Só em joias, os consumidores americanos gastam mais de U$ 5 bilhões, e mais outros U$ 5 bilhões para dar aquele passeio especial, de acordo com associações da indústria varejista. Acrescente a isso U$ 843 milhões em cartões, U$ 2,6 bilhões em flores e – calma – mais U$ 2,6 bilhões em vale-presentes, e estamos falando em um feriado mais que bilionário. 

Por ironia do destino, o feriado se tornou irreconhecível para Jarvis. A fundadora começou a ficar ressentida porque os floristas e vendedores de chocolate estavam capitalizando em cima de sua ideia, sem dar o devido crédito. Jarvis chegou a sentir que o dia estava sendo usado como “um meio de lucro”, de acordo com uma matéria de 1923 do New York Times. Então a mulher que encontrou o sucesso promovendo um feriado tão feliz acabou se deparando com um final infeliz. Ela gastou toda sua poupança para garantir que o feriado fosse reconhecido, e em 1948 faleceu sem um tostão e se mordendo de raiva – sem dúvida por causa de todo o sufoco que passou para promover a data. 

Hoje, o cravo branco é o símbolo da maternidade, inspirado nas flores que Jarvis enviou para a igreja há mais de um século. Jarvis achava que a forma e a cor da flor lembravam da pureza e proximidade do amor de mãe, que é, em última análise, do que se trata o Dia das Mães. Com isso, não podemos discordar.

 #freetoedit #mother #girl #family #rainbow #morning #sun #forest #amazing #love #nature #remixed from @freetoedit via PicsArt

Como Criar um Presente Digital para a Mamãe

Mostre para a sua mãe que você pensou nela com um Cartão de Dia das Mães feito por você, com muito amor. Talvez você queira adicionar uma moldura digital na sua foto favorita com ela, ou quem sabe fazer algo ainda mais tradicional e emocionante. Esse tutorial super rápido e fácil vai ajudar você a criar um cartão lindíssimo usando as ferramentas multifuncionais do app de edição do Picsart.

#freetoedit #mothersday #template #mom #mama #lovemommy via PicsArt

O Criador de Cartões ultra intuitivo e gratuito ajuda você em cada etapa, proporcionando ideias criativas e com um imenso banco de imagens e templates para cartões de edição simplificados e fáceis de usar, e você pode fazer qualquer alteração no editor para obter o estilo e a estética que quiser. Confira:

É isso, gente! Você pode criar um cartão com um design deslumbrante de qualidade comercial para enviar para sua mãe e figuras maternas. Só mais uma coisinha: não esqueça da preposição! O feriado chama-se “Dia das Mães” oficialmente porque o dia é dela.

#freetoedit #happymothersday #mothersday #mom #love #drip #dripart #dripselfie #dripping #drippingselfie via PicsArt

Crie na Velocidade da Cultura

O Picsart é um ecossistema de conteúdos gratuitos e ferramentas poderosas, promovido por alguns dos criadores mais talentosos do mundo. Com 1 bilhão de downloads e mais de 150 milhões de usuários ativos por mês, somos a maior plataforma criativa do planeta. Um polo de inspiração e comunidade, o Picsart já realizou parcerias com marcas e influenciadores emblemáticos, incluindo: BLACKPINK, Jonas Brothers, Lizzo, Sanrio: Hello Kitty, Bebe Rexha, Maroon 5, One Direction, Warner Bros. Entertainment, iHeartMedia, Condé Nast, e muito mais. Baixe o aplicativo ou comece a editar na web agora mesmo para deixar suas fotos e vídeos ainda mais VOCÊ. São milhares de ferramentas fáceis e rápidas de usar, as últimas tendências de filtros e stickers, e planos de fundo totalmente exclusivos. Solte a criatividade e faça o upgrade para o plano Gold para aproveitar todos os benefícios Premium!