Contents
10 Exemplos de Branding Pessoal Inspiradores
Alguém já disse que você tem uma estética ou vibe particular? Apostamos que em algum momento você já ouviu isso. A próxima pergunta é: você saberia identificar que estética é essa? Se sim, você já deve saber qual é sua marca pessoal. Se ainda não tem muita ideia, não tem problema. Nesse artigo, vamos explorar esse tema, dar exemplos de branding pessoal, e descobrir como estabelecer e desenvolver um estilo que é todinho (e só) seu.
O Que É Branding Pessoal?
Ter uma marca pessoal é que nem fazer marketing, mas um pouco mais humanizado. Todo mundo já ouviu falar de influencers (e quem sabe, a sua ideia é virar um deles ou delas). Parte da arte de se apresentar na era digital é decidir como fazer isso e, depois, traduzir a ideia em visuais coerentes que transmitam um estilo específico.
Mas vamos ao que interessa, como você pode desenvolver uma marca pessoal? Olhe bem para você mesmo (mas olhe de fora). Qual é a sua primeira impressão? Tente fazer uma busca no Google do seu nome e veja que tipo de informação aparece – vai sem medo! Aparece suas maratonas e participações na comunidade? Tome nota porque essa informação é como você se apresenta para o mundo. Talvez sejam os seus trabalhos e sucessos de empreendedorismo que apareçam quando você fizer esse exercício – nesse caso você pode usar sua imagem empreendedora como ponto de partida.
Se você quiser seguir uma linha mais visual, confira suas contas nas redes sociais. Como você descreveria a estética? É descolada, artística, engraçada? É meio que um pouco de tudo? Todas as observações são válidas porque conforme você se aproxima de encontrar sua marca pessoal, você vai ter que fazer uma curadoria dos aspectos visuais das suas contas.
Por Que É Importante?
Se você quiser sobressair, veja o que torna você diferente. Criar uma identidade de marca para você mesmo é importante porque ressalta essas diferenças para o seu público-alvo.
Do mesmo jeito que você consegue distinguir marcas reais como a Pepsi ou Coca-Cola, você também pode diferenciar os estilos únicos de duas pessoas. Então, é importante fazer uma boa curadoria da sua imagem visual para dar o máximo de destaque.
Quais Tipos de Marcas Pessoais Podem Existir?
Uma matéria do New York Times definiu bem os 6 principais tipos de marcas pessoais dentro da economia do “eu”. Segue um resuminho:
- Altruístas: Pessoas que trabalham duro em prol da comunidade.
- Carreiristas: Empreendedores que inspiram.
- Hipsters: Conteúdo de curadoria que passa uma vibe mais cool e refinada.
- Bumerangues: Marcas polêmicas que atraem bastante atenção.
- Conectores: Desenvolvedores de comunidade que gostam de compartilhar o que eles mais amam com o seu público.
- Seletivos: Conteúdo de alta curadoria que nunca quebra suas próprias regras ou se permitem ser over.
O Que É Uma Declaração de Marca Pessoal?
Você já deve ter visto as declarações de missão das empresas. Agora você precisa de uma para você. Para elaborar uma declaração de marca pessoal, escreva algumas frases sobre o que faz você ser você, e também o que torna você diferente.
É importante ter uma declaração para transmitir a mensagem-chave de forma rápida e precisa. Se você estiver na dúvida, confira outros exemplos de branding pessoal para ver o que os outros bolaram e aplicar ideias parecidas, mas no seu estilo.
Como Escrever Uma Declaração de Marca Pessoal
- Estabeleça o que torna você diferente. Escreva alguma palavras-chave e tente ser sucinto. Você pode brincar com essas palavras para incluir na sua declaração depois.
- Lembre do seu público. É isso que eles querem ouvir? Pense nas pessoas do outro lado da mensagem e o que mais vai conversar com elas.
- Vá com personalidade. Elabore uma declaração que vai impactar as pessoas, infundindo a linguagem com sua própria voz e mantendo a comunicação memorável, mas direto ao ponto. Se você for um pouco sagaz também, não vai atrapalhar
10 Excelentes Exemplos de Marca Pessoal
Se você precisa de alguns exemplos de branding pessoal, confira perfis de redes sociais ou presenças na web de influencers famosos ou celebridades, como:
- Oprah
- Steve Jobs
- Beyoncé
- Miley Cyrus
- Martha Stewart (um excelente exemplo de logo de branding pessoal)
- Bruno Mars
- Tabitha Brown
- Bobby Berk
- Yayoi Kusama
- The Kardashians
Dicas para Criar a Melhor Declaração de Marca Pessoal
- Faça curadoria: Palavras e gráficos com muito ruído causam distração, então escolha um tema e seja fiel a ele.
- Deixe a sua cara: Você não vai conseguir sustentar conteúdo que não combina com você por muito tempo, então faça da sua marca a sua própria verdade, só que com filtros mais estéticos.
Por Que o Design É Importante na Hora de Criar sua Marca Pessoal?
Com espaços altamente visuais como a internet e canais de redes sociais, o design é tudo. Você precisa atrair e prender a atenção do público, então leve em consideração os elementos a seguir para definir sua estética e manter tudo consistente.
- Fontes
- Estilo de imagem (tanto para fotos quanto gráficos)
- Esquemas de cores (muitas vezes, menos é mais)
Como Criar sua Marca Pessoal com o Picsart
Existem muitas formas de estabelecer sua marca pessoal e, com o tempo, é bem provável que você precise desenvolver gráficos diferentes, desde um logo a um site inteiro – a boa notícia é que a grande maioria dessas necessidades podem ser resolvidas com o Picsart. Nesse tutorial curtinho, vamos entender como preparar seus posts de forma coerente e adequada para as plataformas sociais.
Na Web
1. Abra o aplicativo web e sob a aba de layout, escolha o aplicativo de rede social e tipo de post da sua edição.
2. Na tela de edição, comece a incluir elementos como fonte, formas e stickers usando as ferramentas correspondentes no menu ao lado esquerdo da tela. Se você não souber por onde começar, escolha um template, e deixe o modelo a sua cara.
Edite templates do seu jeito, mudando imagens, texto, cores, e muito mais.
Os stickers acrescentam uma nova dimensão e elemento gráfico aos designs, desde que usados com bom gosto e adequadamente.
3. Depois de estabelecer uma estética de postagem que combina com você, use e abuse dela. Utilize os mesmos elementos de design ou template para todos seus posts daqui pra frente. Você pode baixar o seu design clicando em Exportar no canto superior direito da tela.
No app
1. Abra o app do Picsart no celular e clique no botão roxinho com o símbolo de (+) para começar uma nova edição.
2. Comece com um template ou selecione Escolher Tela sob a aba Desenhos para escolher a tela branca do tamanho certo para a plataforma de rede social que você for usar.
3. Na tela de edição, comece a adicionar ou alterar elementos, como fonte, formas e stickers usando as ferramentas correspondentes no menu localizado na parte inferior da tela.
Se você estiver trabalhando com templates, personalize qualquer elemento como Texto, Stickers, Cores, Formas e muito mais
4. Após concluir seu branding pessoal, mantenha sempre a mesma estética. Use os mesmos elementos de design ou template para todas suas publicações daqui pra frente. Você pode baixar o seu design clicando na marca de seleção no canto superior direito da tela.
Crie na Velocidade da Cultura
O Picsart é um ecossistema de conteúdos gratuitos e ferramentas poderosas, promovido por alguns dos criadores mais talentosos do mundo. Com 1 bilhão de downloads e mais de 150 milhões de usuários ativos por mês, somos a maior plataforma criativa do planeta. Um polo de inspiração e comunidade, o Picsart já realizou parcerias com marcas e influenciadores emblemáticos, incluindo: BLACKPINK, Jonas Brothers, Lizzo, Sanrio: Hello Kitty, Bebe Rexha, Maroon 5, One Direction, Warner Bros. Entertainment, iHeartMedia, Condé Nast, e muito mais. Baixe o aplicativo ou comece a editar na web agora mesmo para deixar suas fotos e vídeos ainda mais VOCÊ. São milhares de ferramentas fáceis e rápidas de usar, as últimas tendências de filtros e stickers, e planos de fundo totalmente exclusivos. Solte a criatividade e faça o upgrade para o plano Gold para aproveitar todos os benefícios Premium!