Um Guia Completo de Cores Monocromáticas

A complete guide to monochromatic color + 10 tips

Chegou a hora de embarcar na escola de design, pessoal. O tema de hoje: o que é um esquema de cores monocromático? Primeiro, vamos começar com a definição de monocromático. Esse termo refere-se a uma gama de cores na mesma tonalidade com diferentes níveis de saturação. Um exemplo prático de cor monocromática seria um design em vários tons de azul. A única regra para manter uma paleta de cores monocromática estrita é não introduzir outras cores.

Se você precisar de ajuda para entender esse conceito, imagine aquelas paletas de cores de tinta que vemos nas lojas de construção. Elas são o exemplo perfeito da roda de cores monocromática porque só usam uma cor e mostram a gradação das diferentes intensidades. 

Nesse artigo, vamos mostrar como usar o monocromático em seus designs e impressionar seu público com uma aplicação excepcional da teoria das cores. Ninguém vai saber que você não é designer gráfico profissional e, pode deixar, que não somos nós que vamos contar. 😉

O Que É o Esquema de Cores Monocromático?

monochromatic color explained

Na definição acima, explicamos que monocromático se refere a um esquema de cores contendo um único tom (como o azul) em diferentes sombras. Mas, o que é uma sombra? Muitas vezes, ouvimos o termo ‘sombra’ usado para descrever cores, e isso é um erro bastante comum, pra falar a verdade. Palavras como ‘tonalidade’ também são jogadas por aí como sinônimo de cor, e isso também não está do todo certo.

Por isso, fizemos uma colinha dos termos de cores para ajudar você a entender o conceito do esquema de cores monocromático.

Matiz:

Matiz é um bom sinônimo para cor. Matiz refere-se às cores que aprendemos desde a infância na roda de cores, e que costumávamos guardar no nosso estojo de canetinhas. 

Tint:

Tints são cores com branco misturado (ou seja, pastéis). Este é um termo importante a ser considerado quando se pensa em monocromático, porque adicionar branco a uma cor é uma maneira de variar sua intensidade sem alterar o tom.

Tonalidade:

Tonalidades são cores com cinza misturado. Essa é outra palavra-chave quando o assunto é monocromia porque adicionar cinza a uma cor é outra forma de mudar a intensidade e escurecer o tom. 

Sombra: 

Sombras são cores com preto misturado. Adicionar preto a uma cor é mais uma forma de variar a intensidade no esquema monocromático

Por Que Usar Cores Monocromáticas em Designs?

Se você não for designer gráfico profissional, entrar de cabeça num projeto criativo pode ser assustador. Mas não se preocupe, isso é totalmente compreensível e nós sabemos que você vai tirar de letra. Uma das melhores formas de começar a criar é entender o que fica bonito e por quê. Então, separamos alguns motivos pelos quais o design monocromático é uma boa pedida:

Limita sua paleta de cores:

monochromatic color - limited palette

Combinações de cores conflitantes ou poluídas podem incomodar a vista de qualquer um. Usar uma paleta de cores limitada – nesse caso, apenas um tom – ajuda a manter o design coerente. Um dos desafios na hora de criar um design é ter uma quantidade imensa de opções na palma da mão. Se apegar a uma só cor pode ajudar a minimizar esse estresse.

Ajuda com reconhecimento de marca:

monochromatic color – example

A cor azul, graças ao branding de aplicativos de redes sociais como o Facebook, Twitter, e LinkedIn virou praticamente sinônimo de tecnologia. Você pode criar o mesmo efeito para sua marca usando uma cor que o seu público-alvo sempre vai associar com o seu logo e outras peças de marketing.

O monocromático é elegante:

Isso é um juízo de valor, mas o monocromático tem um certo refinamento, não dá pra negar. Por quê? Esse esquema não chama muita atenção e permite que outros elementos visuais e de texto, como formas e fontes, se destaquem.

10 Dicas para Usar Cores Monocromáticas

Até os designers mais experientes podem se beneficiar de uma dica de vez em enquanto. Então, se essa for sua primeira vez experimentando com a roda de cores ou mesmo se você tiver um Mestrado em Artes Visuais, confira essa lista de 10 dicas para otimizar seu uso das cores monocromáticas:

Analise antes de se aventurar:

Na hora de gerar um esquema de cores monocromático, você vai ter que se limitar à cor base escolhida. Então, estude o seu segmento e como certas cores fazem as pessoas se sentirem antes de lançar toda uma campanha de marketing (ou marca) em torno de uma tonalidade específica.

Prove cores neutras:

Tudo bem que bege não está na roda de cores, mas é o tom perfeito para espaços com muita informação, como as redes sociais.

Experimente com texturas: 

Você pode criar interesse visual em um esquema monocromático de uma só cor utilizando elementos texturizados em vez de superfícies sólidas.

Maximize o contraste:

Não leve a paleta tão a sério:

Se você acha que seu design monocromático ficaria legal com uma linha preta ou um pouco de espaço em branco, vá em frente. Você não tem que usar só a cor escolhida sempre, especialmente se isso previne você de criar o seu melhor design. Contornos em preto e branco ajudam a delinear bem os elementos.

Seja audaz:

Cores neutras podem ser elegantes, mas cores fortes chamam a atenção. Além disso, quando você usa cores ousadas no esquema monocromático, você reduz a probabilidade de um visual poluído porque você já está trabalhando com uma paleta limitada, porém poderosa.

Aperfeiçoe seu design com fotos:

monochromatic color blue

Busque imagens stock monocromáticas que combinam com seu esquema de cores. Essas fotos podem ser úteis em posts de redes sociais ou para preencher espaços em branco no seu site. Você também pode filtrar as fotos com sobreposições na cor do seu esquema.

Formas podem ajudar:

Usar fotos no seu design proporciona a oportunidade de fazer um color block, ou, nesse caso, um shade block.  E não se limite a formas geométricas. Adicione formas orgânicas e símbolos para dar uma variada no espaço.

Adicione um toque de cor:

É isso mesmo que você ouviu, outra cor. Às vezes, se você tiver um esquema de design monocromático refinado, você pode usar cores fortes ou complementares. Se você acertar a cor de destaque, o esquema vai perdurar como a estética única da sua marca.

Tons de cinza:

A escala de cinza não é tecnicamente monocromática porque cinza não é uma cor, mas não precisamos entrar nessa discussão. A escala de cinza é outro esquema de cores que está mais pro neutro, que é fácil de reproduzir (e fica lindo em mídia impressa, por exemplo) e, de quebra, ainda pode remeter ao luxo.

Crie na Velocidade da Cultura

O Picsart é um ecossistema de conteúdos gratuitos e ferramentas poderosas, promovido por alguns dos criadores mais talentosos do mundo. Com 1 bilhão de downloads e mais de 150 milhões de usuários ativos por mês, somos a maior plataforma criativa do planeta. Um polo de inspiração e comunidade, o Picsart já realizou parcerias com marcas e influenciadores emblemáticos, incluindo: BLACKPINK, Jonas Brothers, Lizzo, Sanrio: Hello Kitty, Bebe Rexha, Maroon 5, One Direction, Warner Bros. Entertainment, iHeartMedia, Condé Nast, e muito mais. Baixe o aplicativo ou comece a editar na web agora mesmo para deixar suas fotos e vídeos ainda mais VOCÊ. São milhares de ferramentas fáceis e rápidas de usar, as últimas tendências de filtros e stickers, e planos de fundo totalmente exclusivos. Solte a criatividade e faça o upgrade para o plano Gold para aproveitar todos os benefícios Premium!